Segunda/Monday - Sexta/Friday (8:00/8:00AM – 18:00/6:00PM)
+55 91 3201-7181
lasse@ufpa.br
Jeferson Leite, pesquisador do CELCOM, recebe prêmio por dissertação baseada no projeto

O PRÊMIO VALE-CAPES DE CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE FOI ENTREGUE PELA DISSERTAÇÃO “PROJETO DE TELEFONIA CELULAR GSM BASEADA EM OPEN SOURCE E OPEN HARDWARE PARA COMUNIDADES RURAIS ISOLADAS E CARENTES NA REGIÃO AMAZÔNICA: ESTUDO DE CASO EM ITABOCAL – IRITUIA – PARÁ” DEFENDIDA EM 2014.

O projeto CELCOM, do LASSE, foi base da dissertação “Projeto de telefonia celular GSM Baseada em Open Source e Open Hardware para comunidades rurais isoladas e carentes na Região Amazônica: Estudo de Caso em Itabocal – Irituia – Pará”, que recebeu o prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de dissertação de mestrado do grupo IV – tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza. O CELCOM tem como um dos objetivos principais, promover a inclusão social por meio de tecnologias de telecomunicações mais avançadas. Atendendo comunidades rurais próximas da cidade de Belém, a equipe do CELCOM já visitou algumas comunidades, como Itabocal, localizada no município de Irituia, onde foi feita a pesquisa de campo para a dissertação, além de Itabocal, a comunidade de Boa Vista, no Acará, também  foi visitada para a coleta de dados e informações necessárias para possivelmente ser beneficiada pelo projeto. A ideia é fazer com que os moradores dessas regiões possam ter mais facilidade para se comunicarem. Por meio da tecnologia implementada pelo CELCOM, poderemos saber quais são as necessidades dos habitantes das comunidades beneficiadas, como saúde, educação, transporte, etc.

A dissertação consiste na tentativa de encontrar ferramentas tecnológicas para serem usadas em regiões desfavorecidas de qualquer tipo de comunicação, tendo como alvo de avaliação o sistema GSM open source / open hardware, como uma tecnologia de telefonia celular gratuita, para ser implementado nas comunidades rurais. A inclusão digital é necessária para que todos possam ter acesso à informação. Jeferson Leite fez uma pesquisa para saber sobre os projetos tecnológicos existentes e que tenham enfoques humanitários, essa pesquisa, presente em sua dissertação, mostrou que este assunto já é recorrente e que pode a comunidade científica a pensar na inclusão desses temas em congressos e diversos encontros acadêmicos.

O PRÊMIO
O Prêmio Vale-Capes de ciência e sustentabilidade premia teses de doutorado e dissertações de mestrado que tragam ideias, soluções e processos inovadores para questões globais, como redução do consumo de água, redução de gases do efeito estufa, aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza.