Caravana CELCOM em Boa Vista do Acará

UFPA campus Básico vista do rio

No dia 1o de março de 2018, a equipe do projeto CELCOM e parceiros foi brindado com uma bela manhã de sol para atravessar o rio Guamá com destino a comunidade de Boa Vista do Acará, no município do Acará. A Caravana CELCOM reuniu a equipe do projeto CELCOM e outros grupos da Universidade Federal do Pará (UFPA): os voluntários do Programa Especial de Treinamento Inclusivo (PETi) CELCOM, PETi Miritrônica, Ramo Estudantil IEEE UFPA Belém, e integrantes do Museu Interativo da Física (MINF) para levar ações de popularização da Ciência e Tecnologia para a comunidade do baixo Acará.

A Caravana CELCOM ocorreu na escola de Boa Vista do Acará e na Associação de Produtores Orgânicos de Boa Vista do Acará (APOBV). Na escola ocorreram: o curso de inclusão digital, ministrado pelos voluntários do PETi CELCOM, a palestra demonstrativa do PETi Miritrônica, a palestra sobre Internet segura do Ramo Estudantil IEEE UFPA Belém como parte da programação do “Safer Internet Day” 2018 (SID 2018), e a exposição de ciências do MINF, que apresentou os experimentos físicos da pilha, do telefone e do telégrafo para os alunos. Na APOV foi feita a reunião do projeto CELCOM com as lideranças da APOBV para instruir sobre o funcionamento do sistema celular e treinamento para cadastramento de usuários.

Foram feitos testes na rede CELCOM em regime de sol e chuva, notando-se uma boa cobertura do sistema e qualidade das ligações. Foi inaugurado, então, o primeiro módulo do sistema CELCOM, possibilitando chamadas locais entre os usuários da rede CELCOM.

Caravana CELCOM na escola de Boa Vista do Acará [Foto por Nil]

Palestra do Miritrônica [Foto por Shirley Ferreira]

Reunião com os lideres da APOBV [Foto por Brenda Vias Boas]

Instalações do projeto CELCOM em Boa Vista do Acará [Foto por Adalbery Castro]

O projeto CELCOM consiste de um conjunto de soluções tecnológicas abertas (open-source) e ações sociais para prover acesso à telefonia celular GSM (2G) e Internet para comunidades isoladas e esparsamente povoadas da região Amazônica. Além de ser um projeto de pesquisa com forte impacto social desenvolvido pelo Nucleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE), coordenado pelo prof. Aldebaro Klautau da UFPA, o CELCOM é um laboratório vivo para atividades de ensino de telecomunicações e computação, proporcionando aprendizado prático a alunos da UFPA e outras instituições.

O financiamento para o projeto piloto de Boa Vista do Acará foi proporcionado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Massachusetts Institute of Technology (MIT) e International Development Innovation Network (IDIN). Também essencial para o sucesso do CELCOM têm sido as parcerias com: UFPA, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que regulamenta o uso do espectro e orienta acerca, a ONG Rhizomatica, a qual compartilha o know-how adquirido na gerência de redes comunitárias de telefonia no México e outros países, e a empresa Constroi Telecom que nos fornece antenistas para auxiliar nas instalações.

Treinamento de gerenciamento da rede CELCOM [Foto por Lauro Brito]

Exposição do MINF [Foto por Adalbery Castro]

Caravana CELCOM, edição Boa Vista do Acará [autor não identificado]

Participaram da Caravana CELCOM:

Equipe do Projeto CELCOM do LASSE / UFPA:

Aldebaro Klautau, docente da UFPA
Adalbery Castro, docente da UFPA
Brenda Vilas Boas, COO
Caio Bentes
Emerson Junior
Francisco Müller, docente da UFPA
Lauro de Castro