Com integrantes do LASSE, UFPA conquista o melhor resultado em nove anos na final brasileira da Maratona de Programação

Da esquerda para direita: Flávio Mendes de Brito, Diego Dantas Figueiredo, Marcos Lude Ferreira e Felipe Cunha Cardoso.

A Universidade Federal do Pará participou, pela oitava vez, da Final Brasileira da Maratona de Programação. O evento ocorreu nos dias 9 e 10 de Novembro de 2018 em Salvador, o time O(pow(r*r,a)) representou a instituição na competição e conseguiu atingir o melhor desempenho da UFPA em finais desde 2009 e o segundo melhor desempenho da história da instituição na final, ao resolver quatro problemas da Maratona de Programação.

O time é representado pelos estudantes de engenharia da computação Felipe Cunha Cardoso e Diego Dantas Figueiredo, pelo estudante de engenharia elétrica Marcos Lude Ferreira, e pelo coach Flávio Mendes de Brito hoje mestrando no PPGEE/UFPA. Marcos Ludes é bolsista do LASSE há três meses e nos conta como foi participar desta competição:

Foi uma experiência marcante, pude perceber o quanto vale a pena se dedicar para estar ali. É um ano inteiro resolvendo problemas, participando de treinos (contests) e cada detalhe pode fazer a diferença no momento de resolver questões da maratona. Você sai da competição com a determinação de fazer muito mais da próxima vez. “

Para Marcos Lude, participar de competições de programação o ajudou a desempenhar de forma mais eficiente as atividades do LASSE:

“Acredito que participar da Maratona de Programação, proporciona esse contato com problemas que não possuem uma solução imediata e que posteriormente se mostram solucionáveis, no final, essa experiência te faz ter mais confiança e habilidade para encarar novos projetos, pois você se acostuma a ter dificuldades constantes e também a resolvê-las. Isso é o que acontece no LASSE, problemas que são constantemente propostos, esperando soluções criativas.”

Flávio Mendes, estudante de Mestrado pela UFPA e bolsista do laboratório, acompanhou o time como coach nesta disputa. Ex-competidor, Flávio nos conta a importância de participar desta competição:

Participar destas competições foi muito importante para a minha atuação na graduação e também agora no mestrado. A base de estrutura de dados, algoritmos e técnicas de programação que se obtêm ao participar da Maratona me torna mais capacitado para enfrentar os desafios de pesquisa e engenharia que o mestrado me proporciona.

A Maratona de Programação é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que seleciona os melhores times do país a participar da final mundial que este ano será em Portugal. Para maiores informações, acesse: http://maratona.ime.usp.br/