Segunda/Monday - Sexta/Friday (8:00/8:00AM – 18:00/6:00PM)
+55 91 3201-7181
lasse@ufpa.br
LASSE recebe prêmio no ITU Kaleidoscope 2021

Ocorreu de 6 a 10 de Dezembro de 2021 o Kaleidoscope 2021 – Connecting physical and virtual worlds, 13º de uma série de conferências acadêmicas organizadas pelo ITU para reunir uma ampla gama de pontos de vista de universidades, indústria e instituições de pesquisa. O objetivo das conferências Kaleidoscope é identificar desenvolvimentos emergentes em tecnologias de informação e comunicação (ICTs) e, em particular, áreas que necessitam de padrões internacionais para auxiliar o desenvolvimento sustentável de nosso mundo interconectado.

O Kaleidoscope 2021 teve foco em trabalhos acadêmicos originais que compartilham ideias sobre projetos em andamento e pesquisas relevantes para o desenvolvimento de realidades virtuais persistentes e ambientes personalizados gerados por computador, bem como novas possibilidades e desafios associados que aparecem no horizonte.

Cenário virtual 3D dentro da Unreal Engine.

Uma equipe de pesquisadores do LASSE, composta por Aldebaro Klautau, Ailton Oliveira, João Borges, Felipe Bastos, Cleverson Nahum, Pedro Batista, Daniel Suzuki, Emerson Oliveira e Lucas Matni propôs o artigo que descreve um framework para pesquisa em Aprendizagem por Reforço (RL) aplicada à escalonamento de usuário e seleção de feixe MIMO. O framework Communication Networks, Artificial Intelligence and Computer VIsion with 3D Computer-GenerAted ImageRy (CAVIAR) orquestra diferentes simuladores para ter um cenário de simulação realista, desde o controlador do UAV até os canais de comunicação. Um cenário virtual 3D usando a Unreal Engine é a base da simulação, onde é possível simular pedestres, carros e UAVs (Unmanned Aerial Vehicles). O simulador AirSim é utilizado para controlar os UAVs dentro das simulações, e combinando o ambiente 3D com o AirSim também é possível simular diferentes aplicativos rodando dentro dos UAVs, como os aplicativos de visão computacional.

Todos os artigos enviados foram julgados pelos Comitês de Coordenação e Programa Técnico, com o CAVIAR recebendo o prêmio de terceiro melhor artigo, mostrando assim a relevância e o grau de maturidade da pesquisa desenvolvida dentro do laboratório, para os novos cenários emergentes em comunicação e informação.