Segunda/Monday - Sexta/Friday (8:00/8:00AM – 18:00/6:00PM)
+55 91 3201-7181
lasse@ufpa.br

SOBRE O WORKSHOP

O Workshop será um evento 100% online e gratuito que ocorrerá a partir do dia 25 de Setembro de 2020. A partir da data de início, o conteúdo (palestras e entrevistas) será disponibilizado em formato de vídeos em plataformas digitais, de forma que o participante poderá assistir aos vídeos no momento em que for mais conveniente para si, evitando a necessidade de se fazer presente em um horário pré-estabelecido.

O Processo de Inscrição pode ser realizado pelo botão de inscrição acima, as informações requisitadas no formulário de inscrição serão utilizadas para um mapeamento por parte dos organizadores sobre o alcance do evento e para a obtenção dos certificados.

Para obter o certificado de 20 horas de Carga Horária referente à participação do evento, o participante deverá se inscrever pelo formulário citado acima e também deverá responder até o dia 02 de Outubro de 2020 a um breve formulário referente ao conteúdo assistido, indicando quais as palestras/entrevistas assistidas e respondendo a questões básicas sobre elas. Participantes que por alguma razão obtiveram acesso ao conteúdo do evento mas não fizeram inscrição pelo formulário descrito acima ou não tenham respondido adequadamente às perguntas referentes ao conteúdo que informou assistir, não receberão certificado.

LANÇAMENTO DA REDE 5G DA UFPA

A rede PA5Ge foi projetada para ser uma rede móvel 5G privativa operando no campus universitário da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém-Pará. As características principais da PA5Ge são um núcleo com funções de rede virtualizadas com base em software open-source, operando em hardware de baixo-custo (SDR). A rede opera na faixa de 700 MHz, frequência licenciada à UFPA para fins científicos pela ANATEL.

O objetivo da rede é impulsionar o estudo e pesquisas em 5G na UFPA e em instituições parceiras, provendo um cenário realista para avaliação e desenvolvimento de novos algoritmos. A PA5Ge é uma evolução das ações da UFPA em redes comunitárias, no âmbito do projeto CELCOM, financiadas pelo Governo do Estado do Pará (SECTET) e realizadas com diversas parcerias. A rede se beneficia também do know-how acumulado ao longo de vários anos executando projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em redes móveis com financiamento da empresa Ericsson. A PA5Ge permite avaliar arquiteturas como CloudRAN (C-RAN), tecnologias como Multiple Input Multiple Output (MIMO) e aplicações como IoT, assim como o uso de Inteligência Artificial para otimizar redes de comunicação.

PALESTRANTES JÁ CONFIRMADOS

Agostinho Linhares participa de Grupos de Trabalho da UIT-R e UIT-T, tendo sido vice-presidente do Grupo Regional para as Américas da Comissão de Estudos 5 da UIT-T, no período de 2010-2016. Participa também de reuniões da Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), sendo vice-presidente do Comitê Consultivo Permanente – Radiocomunicações (CCP.II).  É revisor de artigos científicos em periódicos internacionais e Congressos. Suas áreas de interesse incluem exposição humana a campos eletromagnéticos na faixa de radiofrequências, convivência entre serviços de radiocomunicações, radiopropagação, sistemas de rádio cognitivo, redes banda-larga sem-fio e redes ópticas.

Cláudio Alex da Rocha possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (1991), especialização em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada, pela Universidade Federal do Pará (2009). Tem experiência nas áreas de Engenharias IV e Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional, Mineração de Dados e Informática na Educação. Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, onde também exerce a função de Reitor.

Cristiano Bonato Both é professor do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil. Ele é pesquisador de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Cristiano tem experiência na coordenação de vários projetos de pesquisa financiados pelo H2020 EU-Brasil, CNPq, FAPERGS e RNP. Suas pesquisas são voltadas para redes sem fio, tecnologias móveis (RAN e 5GC), tecnologias de softwarização e virtualização para redes de telecomunicação e soluções baseadas em SDN para Redes de Baixa Potência e Longas Distâncias.

Débora Leal é designer social, descendente Puris e apaixonada pelo diálogo. Ela faz parte do comitê diretor da Rede de Inovação em Desenvolvimento Internacional (IDIN/MIT). Mestre em Economia para Transição, pela Shumacher College (Inglaterra) e finalizando o doutorado em Economia Plural e Interação Humano-Computador pela Universidade de Siegen (Alemanha). Ela estuda como as comunidades rurais da Amazônia brasileira e colombiana vivenciam e lidam com as pressões econômicas e tecnológicas. Ela utiliza pesquisa-ação e abordagens holísticas para compreender e apoiar a conectividade digital e humana em áreas de pós-conflito e instabilidade social.

Edmar Gurjão é Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), PB, atualmente é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG. Tem trabalhado com aplicações de Processamento de Sinais em Telecomunicações, especialmente em Rádio Definido por Software, e Amostragem Compressiva (Compressed Sensing).Tem realizado trabalhos de consultoria nos quais aplica seus conhecimentos em Processamento de Sinais, Telecomunicações e Inteligência Artificial.

Elaine Teles é paraense e moradora de Boa Vista de Acará. Ela atua como líder da rede de internet comunitária co-NecteBV e exerce o cargo de auxiliar de serviços gerais na Escola Municipal de Boa Vista de Acará. Atualmente, está em seu último ano de graduação em serviço social por meio de ensino à distância, e nas horas vagas realiza manutenção da rede local. Elaine também é idealizadora da revista co-NecteBV e de atividades que pensam no bem-estar mental dos moradores.

Emmanuel Zagury Tourinho é Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Coordena o Grupo de Pesquisa em Análise do Comportamento: Pesquisa Conceitual, Básica e Aplicada. Sua atividade de pesquisa focaliza processos comportamentais culturais, autocontrole, eventos privados e terapia analítico-comportamental. É Bolsista 1B de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente, exerce a função de Reitor da Universidade Federal do Pará (2016-2020). Exerceu as funções de Presidente da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – 07/2017-07/2018), Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (07/2009-02/2016), de Membro (2013-2016) e Coordenador (2014-2016) do Comitê Assessor da Área de Psicologia do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnólogico), de Coordenador da Área de Psicologia na CAPES (triênio 2008-2010), de Representante Adjunto da Área de Psicologia na CAPES (2005-2007), de Presidente do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior COPROPI/ANDIFES (12/2012-11/2013), de Coordenador Regional Norte do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (2011-2012) e membro do Conselho Técnico-Científico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (03/2018-02/2020).

 Jéferson Campos Nobre é Professor Adjunto do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele é Engenheiro Eletricista, Psicólogo, Mestre e Doutor em Computação (UFRGS). Entre 2011 e 2012, Jéferson realizou doutorado-sanduíche na Cisco Systems nos EUA. Além disso, Jéferson foi pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal do Pará (UFPA) durante 2016. Anteriormente, Jéferson foi professor de graduação e pós-graduação de outras instituições de ensino, como a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atualmente, Jéferson é co-coordenador da Internet Engineering Task Force Latin America (IETF-LAC) Task Force e co-secretário do Network Management Research Group (NMRG) do Internet Research Task Force (IRTF). Além da experiência acadêmica, Jéferson atuou como engenheiro de telecomunicações nas operadoras Claro, TIM e Oi. Seus principais tópicos de interesse incluem Computação Autonômica e Abordagens Distribuídas aplicadas ao Gerenciamento e Segurança de Redes, Mecanismos de Medição de Rede e Gerenciamento e Segurança em Redes com Restrições de Recursos.

Aguardando o tema ser definido

Kleber Vieira Cardoso é professor associado no Instituto de Informática – Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atua como professor e pesquisador desde 2009.  Professor Kleber tem participado de projetos de pesquisa internacionais (incluindo dois projetos da chamada conjunta BR-EU) e coordenado vários projetos de pesquisa e desenvolvimento com financiamento nacional. Sua pesquisa tem se focado nos seguintes temas: Redes Sem Fio, Redes Definidas por Software, virtualização, alocação de recursos e avaliação de desempenho.

“5G para áreas remotas: Levando Internet para todos”

Luciano Mendes é, desde 2001, professor do Instituto Nacional de Telecomunicações, onde atua no ensino de graduação e pós-graduação, além de ter ocupado os cargos de gerente técnico do Laboratório de Desenvolvimento de Hardware e Coordenador do Curso de Mestrado de Telecomunicações. Hoje ele coordena as atividades de pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), sendo o responsável pelas pesquisas em 5G neste projeto. Além disso, ele coordena a Comissão de Pesquisa e Casos de Uso do Projeto 5G Brasil, hospedado pela Telebrasil.

Aguardando o tema ser definido

Marcelo Sá atua profissionalmente com Sistemas e Tecnologia da Informação desde 1984. Engenheiro Eletricista, Mestre em Computação Aplicada (UFPa). Sócio fundador da Jambu Tecnologia Consultoria e Engenharia Ltda, JambuLabs Software Studio e Presidente da Associação das Empresas Paraenses de Software (ParaTic), líder técnico de projetos de desenvolvimento software, hardware, tecnologias abertas e redes de telecomunicação. Seus principais interesses são Engenharia de Software, métodos ágeis, qualidade de Software CMMI/MPS.Br no contexto da Amazônia.

Aguardando o tema ser definido

Mauricio Kobayashi é Executivo de Contas na Keysight Technologies atuando no mercado de Teste e Medição há mais de 20 anos. Desde 2018, é responsável pelo desenvolvimento de negócios 5G na Keysight Brasil, ajudando Institutos de Pesquisa, Universidades, Operadoras de Telefonia, Laboratórios e Fabricantes de chipset/celulares a endereçar suas soluções 5G num mercado extremamente dinâmico e competitivo. Engenheiros de RF e de Protocolos tem trazido seus desafios de testes em 5G DSS, NSA, SA, FDD, TDD, PWS e NTN à Keysight, para poder entregar uma experiência superior aos seus usuários 5G.

Mateus A. S. Santos possui mestrado em Ciência da Computação (2009) e doutorado em Engenharia Elétrica (2014) pela Universidade de São Paulo, com estágio sanduíche na Universidade da California em Santa Cruz. Também possui estágio de pós-doutorado na Universidade de Campinas (2015). Entre 2015 e abril de 2020 participou ou liderou projetos de gerenciamento e automação de redes no departamento global de pesquisa da Ericsson com sede no Brasil, ou Ericsson Research. Atualmente é gerente de pesquisa no mesmo departamento.

Mauro O’ de Almeida é Advogado da União desde 2000 e mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele atua como servidor público desde 1986, com passagens pela Câmara Municipal de Belém (PA) como assessor parlamentar, de 1986 a 1997, pelo Ministério Público Federal e como analista processual, de 1997 a 2000. Foi Chefe da Procuradoria Seccional da União em Santarém (PA) em 2003, Procurador-Chefe da União no Pará de 2004 a 2011, Chefe da Consultoria Jurídica do Ministério do Meio Ambiente de 2011 a 2016, e Chefe da Consultoria Jurídica da União no Pará de 2016 a 2018. Atualmente, é Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará, desde janeiro de 2019.

Rafael Timóteo de Sousa Júnior é Bacharel em Engenharia Elétrica pela UFPB e Doutor em Telecomunicações e Processamento de Sinais, da Universidade de Rennes 1. Desde 1996, é Professor Associado de Engenharia de Redes de Comunicação do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, Brasil, onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) e supervisiona o Laboratório de Tecnologias de Decisão (LATITUDE). Membro Sênior do IEEE, é líder do Capítulo IEEE VTS Centro-Norte Brasil (Agraciado com o título de Capítulo do Ano 2019 pela IEEE VTS) e líder do Grupo de Estudos em Blockchain do IEEE Centro-Norte Brasil. Sua experiência profissional inclui projetos de pesquisa com Dell Computers, HP, IBM, Cisco e Siemens, além de projetos de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia. Desenvolve pesquisas em segurança cibernética, de informações e de rede, serviços de dados distribuídos e aprendizado de máquina para detecção de invasões e fraudes, bem como processamento de sinais, coleta de energia e segurança na camada física.

“LoRaWAN: Breve Introdução e Alguns Resultados de Pesquisa”

Richard Demo Souza possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), com estágio sanduíche na University of Delaware (2003). Desde 2017, ele é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando nas áreas de comunicações sem fio e processamento de sinais.

“5G para áreas remotas: Levando Internet para todos”

Djamel Sadok é professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco desde 1993. Ele lidera o grupo de pesquisa em redes e telecomunicações (GPRT) aonde desenvolve pesquisas em tecnologias como computação em nuvem, protocolos de comunicação e middleware com aplicação em Industry 4.0, IoT e gerenciamento e eficiência de energia. O grupo é formado por professores e alunos tem parcerias com a indústria a nível nacional e internacional, patentes e publicações científicas. No contexto 5G, o grupo pesquisa dois problemas: 1) manutenção de estação rádio-base usando robôs autônomos e 2) alocação de cadeias de funções de serviço (Service Function Chains) garantindo alta disponibilidade.

 

Silvia Lins é pesquisadora na Ericsson Research Brasil desde 2018. Atualmente investiga técnicas de aprendizado de máquina para diferentes aplicações em redes de telecomunicações e em cenários de redes 5G. Também trabalhou com redes centradas em informação (ICN) e redes móveis LTE/4G. Graduou-se em Engenharia da Computação em 2011 e possui mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará, onde também cursa doutorado com ênfase em telecomunicações.

“Soberania tecnológica e Infraestruturas Autônomas de Comunicação na Amazônia”

Thiago Novaes é Pesquisador em Telecomunicações. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade College London (UCL) em 2018-2019, com bolsa da Fundação Capes, e foi bolsista de pós-doutorado jr. do CNPq na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2017-2018. Possui doutorado em Antropologia Social (UnB) e Bacharelado em Ciências Políticas (Unicamp). Participou do desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital Interativa, junto ao CPqD de Campinas, em 2004, e foi Coordenador Nacional de Implementação dos Kits Multimídia em Software Livre do Projeto Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura, em 2005. É tradutor e ensaísta, e colabora com diversas instituições e coletivos no Brasil e exterior.

“Telefonia Móvel de Quinta Geração (5G) — Definição, Evolução e Oportunidades”

Waslon Terllizzie Araújo Lopes recebeu o título de Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande em 2003. Fez pós-doutorado na Universidade de Toronto (UofT), Canadá, entre novembro de 2018 e outubro de 2019. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba. Suas atividades de pesquisa concentram-se em comunicações móveis celulares, teoria das comunicações, quantização vetorial robusta e processamento digital de sinais, áreas em que tem mais de duas centenas de trabalhos publicados em congressos, revistas e livros, nacionais e internacionais. O Prof. Waslon Lopes é membro da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) desde 1997 e Senior Member do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE).

Djamel Sadok é professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco desde 1993. Ele lidera o grupo de pesquisa em redes e telecomunicações (GPRT) aonde desenvolve pesquisas em tecnologias como computação em nuvem, protocolos de comunicação e middleware com aplicação em Industry 4.0, IoT e gerenciamento e eficiência de energia. O grupo é formado por professores e alunos tem parcerias com a indústria a nível nacional e internacional, patentes e publicações científicas. No contexto 5G, o grupo pesquisa dois problemas: 1) manutenção de estação rádio-base usando robôs autônomos e 2) alocação de cadeias de funções de serviço (Service Function Chains) garantindo alta disponibilidade.

 

Neiva Linder é doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e atualmente é a Líder de Pesquisa da equipe de Gerenciamento e Automação de Redes da Research Area Networks, Ericsson Research, na Suécia. Ela possui interesse em pesquisa sobre operações baseadas em IA aplicadas à automação de redes móveis e garantia de serviço. Neiva ingressou na Ericsson em 2011 e já trabalhou em diversas áreas de tecnologia aplicada a arquiteturas de rede backhaul fixa e móvel, soluções de transporte para 4G/5G, incluindo Cloud RAN, SDN, NFV, network slicing, etc. Ela tem mais de 10 anos de experiência em telecomunicações. Anteriormente à Ericsson, Neiva atuou na área de processamento de sinais para comunicações e fez pós-doutorado no EIT – LTH Faculty of Engineering, Lund University, Suécia.

Emilio Carlos Acocella é Diretor Técnico-Operacional da Telebras desde 26 de fevereiro de2019. Brasileiro, casado, oficial General de Divisão Engenheiro Militar da Reserva doExército Brasileiro, possui doutorado em Engenharia Elétrica, na área de Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e mestrado em Engenharia Elétrica, na área de Processamento de Sinais, e graduação emEngenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Concluiu o MBA em Administração de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro, e oscursos de especialização em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e emAltos Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Foi chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército, onde atuou na direção geral deâmbito nacional dos serviços corporativos de TIC e nas atividades de suporte a mais de600 organizações militares. Participou do planejamento e implementação de segurança cibernética no Exército Brasileiro e de diversas redes metropolitanas de comunicações de dados. Foi Reitor do Instituto Militar de Engenharia, tendo coordenado a implantação de parcerias internacionais com a Academia Militar de West Point (EUA) e o Instituto Paristech(França). Dirigiu o Centro de Avaliações do Exército e foi assessor do Gabinete do Comandante do Exército para Ciência e Tecnologia, Tecnologia da Informação e Indústria de Defesa. É o autor de trabalhos apresentados em congressos e de artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais, tais como o IEEE Signal Processing Letter e o International Journal of Image Systems and Technology.

Bráulio de Paula Machado é Diretor Comercial da Telebras desde 21 de novembro de2019. Brasileiro, casado, General de Divisão, Engenheiro Militar. Possui doutorado emAplicações, Planejamento e Estudos pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército(ECEME) e mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia(IME). É bacharel em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Oficial da Arma de Engenharia pela Academia Militar das Agulhas Negras, possui especialização em Redes de Computadores pela União Educacional de Brasília e em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações(CIO) do Exército Brasileiro onde desempenhou diversos papéis, com destaque para coordenação de projetos na área de geoinformação, desenvolvimento de software corporativo e na área de infraestrutura da rede corporativa do Exército. Exerceu o cargo deGerente do Projeto da Autoridade Certificadora do Ministério da Defesa, tendo sido responsável pelo projeto e implementação da autoridade certificadora de Defesa –ACDefesa. Foi Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas, Chefe da Comissão Regional de Obras da 11ª Região Militar, Gerente Operacional do Sistema deComunicações Militares por Satélite – SISCOMIS e Chefe do 4º Centro de Telemática de Área em Manaus, dentre outras funções.

Daniela Costa é doutora em Educação e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora nas áreas de comunicação, tecnologias digitais e educação, atualmente coordena a pesquisa TIC Educação, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), centro de pesquisa vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br). TIC Educação é uma pesquisa amostral, nacional, que coleta anualmente dados sobre o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias por alunos e professores nas escolas brasileiras.

COMITÊ TÉCNICO

Carlos Alberto Tenório de Carvalho Júnior é graduado em Matemática pela UNIR (2000), Mestrado em Engenharia Elétrica pela UFPR (2002) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UnB (2006). Atualmente é Professor (Associado IV) do Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica da UNIR, Líder do Grupo de Pesquisa em Modelagem de Sistemas Elétricos (GPMSE), atua como Chefe do Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica desde 2019 e Conselheiro do CONSEA/UNIR.

Diogo Acatauassú possui graduação em Engenharia de Computação (2006), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica (2009 e 2014), todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professor Adjunto I vinculado à Faculdade de Computação do Campus Universitário de Castanhal da UFPA. Faz parte dos grupos de pesquisa do Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados (LASSE) e do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA) da UFPA, onde desenvolve projetos nas áreas de telecomunicações, redes de acesso e sistemas computacionais.

Johelden Campos Bezerra é Professor Titular do Instituto Federal do Pará (IFPA), coordenador do curso Técnico em Telecomunicações do IFPA – Campus Belém. É graduado em Engenharia Elétrica pela UFPA e possui Doutorado e Mestrado em Engenharia Elétrica no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPA na área de Telecomunicações. É administrador e instrutor da Academia CISCO do IFPA Campus Belém. É líder do Grupo de Pesquisa Sistema em Telecomunicações e Informação – SISTELI do IFPA Campus Belém.

Josiane do Couto Rodrigues possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2011). Tem mais de 15 anos de experiência no ensino de graduação nos seguinte cursos: Eng. de Computação, Eng. de Telecomunicações, Eng. Elétrica e Eng. Mecânica. Atualmente é professora adjunta do curso de engenharia elétrica da Universidade Federal do Roraima (UFRR)

Linicius Dimitri Sá de Alcantara possui graduação em Eng. Elétrica pela UFPA (1998), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo CESUPA(1995), mestrado em Eng. Elétrica pela UFPA (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela USP (2004). De 2005 a 2009 exerceu atividades de ensino e pesquisa na UFPA. Desde 2009 é Professor da UFRA onde atualmente é professor Associado. Atua na área de Eng. Elétrica, com ênfase na modelagem numérica em Teoria Eletromagnética e elaboração de algoritmos computacionais.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará, e possui Doutorado e Mestrado em Engenharia Elétrica no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPA na área de Telecomunicações. Atualmente é assistente de pesquisa no Instituto SENAI de inovação em Tecnologias Minerais, atuando em projetos envolvendo processamento de sinais/imagens, aprendizado de máquina e telecomunicações. Também é docente na Faculdade Ideal – FACI/Wyden, atuando no cursos de engenharia Elétrica.

 

Professora do Colegiado de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2011) e doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Universidade Federal do Pará (2017). Tem experiência na área de Telecomunicações, com ênfase em Codificação de Canal e Processamento Digital de Sinais. Fez parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Processamento de Sinais (LaPS) da UFPA até 2015. Foi Coordenadora do curso de graduação em Engenharia Elétrica da UNIFAP de 2018 a 2020. É a atual Vice-Coordenadora do curso de graduação em Engenharia Elétrica da UNIFAP.

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Sistemas de Computação e Telecomunicações na Linha de Pesquisa de Inteligência Computacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Engenharia Elétrica na área de Computação Aplicada na linha pesquisa de Redes e Sistemas Distribuídos pela Universidade Federal do Pará. Possui Graduação em Computação pela Universidade da Amazônia e Graduação em Licenciatura em Informática pela Universidade Federal do Amapá.De 2009 a 2010 foi Professor Assistente I da Faculdade de Computação do Campus Universitário de Castanhal da UFPA, onde foi Vice-Diretor Pró-Tempore da Faculdade de Sistemas de Informação. Desde 2010 é Professor do Instituto Federal do Amapá onde atualmente é Professor D-IV-2.Tem mais de 24 anos de experiência em Educação Profissional e Tecnológica e na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação Multimídia, Aprendizado de Máquina, Big Data, Computação em Nuvem, Redes Definidas por Software e Inteligência Computacional aplicada a Redes de Computadores.

Possui pós doutorado na Universidade do Arizona -Tucson, EUA (2012) em redes tolerantes a atrasos e desconexões, doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPa – 2006), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPe – 2000), Especialização em Engenharia de Software (UFPa) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados (UFPa). Atualmente é professor titular II da Universidade da Amazônia, onde atua nas Pós-graduações stricto-sensu nos programas de Administração (PPAD) e em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental (PPGC) e na graduação de Ciência da Computação e Artes Visuais e Tecnologia da Imagem. É autor do livro Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais, publicado pela editora LTC. Na UNAMA, coordena o grupo de pesquisa ESCARLATE e o programa de Iniciação Científica (PIBIC). É Analista de Sistemas na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Desenvolve pesquisas associadas à temática de Cidades Inteligentes, Ciência Cidadã e Internet das Coisas. É membro do Grupo de Pesquisa GESDEL (Gestão Social e do Desenvolvimento Local).

D. Azevedo possui mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica (telecomunicações) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil. Atualmente é professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computacional, Instituto de Geociências e Engenharia, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Seus interesses de pesquisa atuais incluem MIMO com sistemas de comunicação e processamento digital de sinais aplicado ao aprendizado de máquina.

ORGANIZADORES

aldebaro.jpg
Aldebaro Klautau
LASSE/UFPA
rodrigo.jpeg
Rodrigo Q. Reis
PCT Guamá
ilan-e1508376022301.jpg
Ilan Correa
LASSE/UFPA

SUPORTE

site-carlos-rename-1000-IMG_7319-146.jpg
Carlos Dias
LASSE/UFPA
site-cleverson-rename-1000-IMG_7153-60.jpg
Cleverson Nahum
LASSE/UFPA
unnamed.png
Juliane Frazão
PCT Guamá
kelly-e1508374459344.jpg
Kelly Souza
LASSE/UFPA
site-sofia-rename-1000-IMG_7077-1.jpg
Sofia Klautau
LASSE/UFPA
site-virginia-rename-1000-IMG_7296-134.jpg
Virgínia Tavares
LASSE/UFPA