Segunda/Monday - Sexta/Friday (8:00/8:00AM – 18:00/6:00PM)
+55 91 3201-7181
lasse@ufpa.br

Seleção de novos integrantes

Visão geral seleção

A seleção dos novos integrantes do LASSE acontecerá em etapas eliminatórias e
classificatórias que serão detalhadas a seguir. Ao final destas etapas, os candidatos
selecionados serão convidados a ingressar no LASSE na categoria “bolsista em treinamento”
com bolsa por 3 meses. Após este período de 3 meses, os bolsistas em treinamento serão
reavaliados, podendo ter a bolsa eventualmente prorrogada.

Etapas

Avaliação curricular (fase eliminatória e classificatória)

Nesta etapa será feita uma análise do currículo do candidato pela comissão de seleção. Serão eliminados os candidatos que não atendam às especificações requeridas.

Prova (fase classificatória e eliminatória)

Nesta etapa será aplicada uma prova, com horário a ser definido pela comissão de seleção e comunicado via e-mail até 48h antes da data da prova. Um percentual de acertos menor que 50% nesta prova acarretará a eliminação do candidato.

Entrevista (fase classificatória e eliminatória)

Nesta etapa serão agendados os horários e datas (via e-mail) de ocorrência das entrevistas para cada candidato. A nota final desta etapa será calculada a partir da média aritmética das notas que os avaliadores (bolsistas e professores) destinarem ao mesmo.

Treinamento (fase classificatória)

Nesta etapa os classificados ingressarão ao LASSE como bolsistas para um treinamento de três meses onde deverão conviver e participar de atividades propostas por seus tutores do LASSE. Ao fim dos 3 meses, o período de treinamento poderá ser prorrogado.

Importante

Conteúdos da prova

  • Linguagem C: Serão abordados características de Programação Procedural e sintaxe específica da Linguagem C, uso de funções e operadores lógicos, análise de código fonte e identificação de erro.
    Sites:

  • Linguagem Python: Serão abordados características de Programação Orientada a Objeto e sintaxe específica da Linguagem Python, uso de funções e operadores lógicos, análise de script e identificação de erro.
    Sites:

  • Circuitos Elétricos: O conteúdo que será cobrado na prova está em conformidade com a ementa do curso de Circuitos elétricos na Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações (FCT). Os assuntos abordados nas questões apresentadas na prova estarão dentro de elementos de circuitos, leis básicas de circuitos, circuitos simples, circuitos de primeira ordem, circuitos de segunda ordem, análise em regime permanente senoidal, circuitos ressonantes, circuitos magneticamente acoplados.
    Livros:

    • Alexander,  Charles K. &  Sadiku, Matthew  N. O. Fundamentos  de Circuitos Elétricos. 3a Edição. Bookman Editora. 2008
    • Dorf,  Richard   C. & Svoboda,  James A. Introdução aos Circuitos Elétricos. 5a Edição. LTC Editora S/A. 2001.
    • Nilsson,  James W. &  RIEDEL, Susan  A. Circuitos Elétricos.  6a Edição.LTC Editora S/A. 2003 Quevedo,  Carlos P. Circuitos Elétricos. 2a Edição.  LTC Editora S/A. 2000.

    Youtube:

  • Eletrônica Digital: O conteúdo que será cobrado na prova está em conformidade com a ementa do curso de Eletrônica digital da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações (FCT). Os assuntos abordados nas questões apresentadas na prova estarão dentro de portas lógicas básicas, minimização de circuitos lógicos, análise e projeto de circuitos lógicos combinacionais, lógica proposicional e de predicados, linguagem proposicional e de primeira ordem, sistemas dedutivos, tabelas verdade e estruturas de primeira ordem, blocos básicos de construção de circuitos digitais: somadores, comparadores, multiplexadores, circuitos sequenciais: contadores, registradores de deslocamento.
    Livros:

    • BROWN, S. & Vranesic, Z.; “Fundamentals of Digital Logic with VHDL Design”, 2th Edition–McGraw Hill–2005.
    • TOCCI,  R. J. &  Widmer, N.  S.; “Sistemas  Digitais – Princípios  e Aplicações”, 8a Ed.–Pearson Education do Brasil–2003.
    • IDEOTA, I. V. & Capuano, F. G.; “Elementos de Eletrônica Digital”, 35a Edição–Ed.Érica–2003.
    • MANO, M. M.; “Digital Design”, 3th Edition–Ed. Prentice-Hall–2002.FLOYD, T. L.; “Digital Fundamentals”, 6th Edition–Prentice-Hall–1997.

    Youtube:

  • Calculo 1:O conteúdo que será cobrado na prova está em conformidade com a ementa do curso de Cálculo 1 da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações (FCT). Os assuntos abordados nas questões apresentadas na prova estarão dentro de conjuntos numéricos, funções e geometria analítica no R2, limites, cálculo diferencial: estudo e variações de funções e cálculo integral.Livros:
    • ÁVILA, Geraldo; Cálculo I e II. Livros técnicos e Científicos Editora S.A.
    • DEMIDOVITCH, Boris; Problemas e exercícios em Análise Matemática.Ed.Mir Moscou.
    • GUIDORIZZI, Hamilton Luiz; Um curso de cálculo. Vol.I.Livro Técnico e científico Editora S.A.
    • LEITHOLD, Lovis; O cálculo com geometria analítica. Vil I. Ed. Do Brasil Ltda.
    • MUNEM, Mustafá A., e Foulis, David J.;Cálculo–Vol. II . Ed. Guanabara Dois S.A.

    Youtube:

  • Interpretação de texto em inglês: A capacidade do aluno de leitura e interpretação de texto em língua inglesa será avaliada durante a prova por meio de uma questão subjetiva, onde o mesmo deverá ler o texto apresentado na questão e responder uma pergunta acerca do assunto. O texto apresentado será de um artigo científico ou trecho de um livro técnico, voltado para a temática dos projetos desenvolvidos no LASSE. Para que você possa se preparar, além do conhecimento e capacidades na língua inglesa, sugerimos a leitura de artigos científicos de engenharias que abrangem as atividades do LASSE (Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Biomédica).
    Base de dados:

Documentação necessária

  • Comprovante de matrícula ou declaração de vínculo emitido pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)
  • Currículo em formato livre, com a descrição por exemplo de suas experiências estudantis e/ou profissionais
  • Cópia do histórico escolar com o CRG (Coeficiente de Rendimento Geral), emitido pelo SIGAA

O que esperamos do aluno

Direitos: Os alunos selecionados que ingressarem no LASSE terão direito a uma bolsa de R$ 400,00 (quatrocentos reais) que terá início na fase de ambientação, podendo ser renovada e aumentada. Os ingressantes receberão treinamento para a integração com o funcionamento da equipe e das atividades que irão exercer. Este treinamento abrange os conteúdos técnicos e as metodologia que são utilizadas no desenvolvimento do LASSE. Cada aluno contará com a estrutura necessária para publicações científicas dentro do grupo de pesquisa ao qual fizer parte.

Deveres: Os alunos selecionados que desejarem ingressar no LASSE devem cumprir carga horária obrigatória de quatro horas diárias dentro do período selecionado, podendo facultar 1 dia por semana e totalizando 16 horas semanais. Os alunos deverão cumprir as atividades que serão encarregados dentro do prazo que for estipulado, dentro dos critérios do gerente do grupo ao qual faz parte. O descumprimento destes deveres causará o desligamento do LASSE e rescisão de bolsa.

Datas importantes

  • As inscrições acontecerão no período de 16h do dia 18 de Maio de 2022 até as 23h59 do dia 22 de Maio de 2022, exclusivamente por formulário on-line
  • A prova será aplicada no dia 24 de Maio de 2022, com horário a ser definido pela comissão de seleção e comunicado via e-mail até 48h antes da data da prova
  • As entrevistas serão realizadas no dia 26 de Maio de 2022, com horário a ser agendado (via e-mail) para cada candidato, de forma presencial no LASSE

Venha fazer parte do LASSE!