Segunda/Monday - Sexta/Friday (8:00/8:00AM – 18:00/6:00PM)
+55 91 3201-7181
lasse@ufpa.br

Os valores humanos devem direcionar o desenvolvimento de tecnologia e seu uso, de forma que as discussões acerca de 5G precisam estar acompanhadas de esforços em prol de um progresso técnico diferenciado, no qual a população se torne empoderada e apta, por exemplo, a gerar seu próprio conteúdo. Com esta motivação, a Trilha “Conectividade no Brasil” aborda diferentes e complementares perspectivas acerca da conectividade, compartilhando a visão de gestores de instituições, líderes comunitários e outros profissionais trabalhando apaixonadamente no tema.

A Trilha “Pesquisas e tecnologias associadas ao 5G” engloba a natureza mais técnica relacionada à conectividade, apresentando aspectos conceituais como arquiteturas, características e classificações de elementos associados ao 5G e outras tecnologias correlatas. Além disso, a trilha também apresenta alguns dos principais grupos de pesquisa do país e suas contribuições para a formulação das bases dessa nova era de conectividade.

TRILHA CONECTIVIDADE NO BRASIL

PALESTRAS:

Sobre as Autoras:

Débora Leal é designer social, descendente Puris e apaixonada pelo diálogo. Ela faz parte do comitê diretor da Rede de Inovação em Desenvolvimento Internacional (IDIN/MIT). Mestre em Economia para Transição, pela Shumacher College (Inglaterra) e finalizando o doutorado em Economia Plural e Interação Humano-Computador pela Universidade de Siegen (Alemanha). Ela estuda como as comunidades rurais da Amazônia brasileira e colombiana vivenciam e lidam com as pressões econômicas e tecnológicas. Ela utiliza pesquisa-ação e abordagens holísticas para compreender e apoiar a conectividade digital e humana em áreas de pós-conflito e instabilidade social.

Elaine Teles é paraense e moradora de Boa Vista de Acará. Ela atua como líder da rede de internet comunitária co-NecteBV e exerce o cargo de auxiliar de serviços gerais na Escola Municipal de Boa Vista de Acará. Atualmente, está em seu último ano de graduação em serviço social por meio de ensino à distância, e nas horas vagas realiza manutenção da rede local. Elaine também é idealizadora da revista co-NecteBV e de atividades que pensam no bem-estar mental dos moradores.

Sobre a Palestra: Neste vídeo, Débora Leal discorre acerca do uso de tecnologia nas comunidades rurais e como ela afeta as economias locais, citando não somente a difícil relação entre o progresso e a qualidade de vida mas também o paradoxo do controle capitalista na sociedade e no mercado. A exemplo disso, Elaine Teles expõe dificuldades encontradas pelos moradores da comunidade rural de Boa Vista do Acará, no Pará, em relação ao difícil acesso à internet no local, tanto para atividades econômicas quanto para atividades de ensino à distância. Ademais, Débora salienta benefícios trazidos à comunidade do Acará após a instalação de torres de telefonia e Internet, e conclui sua fala com uma reflexão acerca da produção sustentável de tecnologia.

Sobre o Autor: Agostinho Linhares participa de Grupos de Trabalho da UIT-R e UIT-T, tendo sido vice-presidente do Grupo Regional para as Américas da Comissão de Estudos 5 da UIT-T, no período de 2010-2016. Participa também de reuniões da Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), sendo vice-presidente do Comitê Consultivo Permanente – Radiocomunicações (CCP.II). É revisor de artigos científicos em periódicos internacionais e Congressos. Suas áreas de interesse incluem exposição humana a campos eletromagnéticos na faixa de radiofrequências, convivência entre serviços de radiocomunicações, radiopropagação, sistemas de rádio cognitivo, redes banda-larga sem-fio e redes ópticas.

Sobre a Palestra: O Dr. Agostinho Linhares, egresso da UFPA, e atualmente Gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel, explica como a Anatel está atuando para que o ambiente regulatório do país maximize o benefício para a sociedade. São abordados os desafios não só relacionados ao 5G, mas também às comunicações por satélite e outras. Por exemplo, é explicado que o 5G levará o Brasil a conduzir um dos maiores leilões de espectro do mundo, e são fornecidas informações muito interessantes sobre os estudos feitos no Brasil de convivência do 5G com satélite. A palestra aborda muitas tecnologias modernas, abordando por exemplo, as mega constelações de satélites, além de questões econômicas relacionadas às redes de comunicações.

Sobre os Autores:

Bráulio de Paula Machado é Diretor Comercial da Telebras desde 21 de novembro de2019. General de Divisão, Engenheiro Militar. Possui doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É bacharel em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Oficial da Arma de Engenharia pela Academia Militar das Agulhas Negras, possui especialização em Redes de Computadores pela União Educacional de Brasília e em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas, Chefe da Comissão Regional de Obras da 11ª Região Militar, Gerente Operacional do Sistema de Comunicações Militares por Satélite – SISCOMIS e Chefe do 4º Centro de Telemática de Área em Manaus, dentre outras funções.

Emilio Carlos Acocella é Diretor Técnico-Operacional da Telebras desde 26 de fevereiro de2019. Oficial General de Divisão Engenheiro Militar da Reserva do Exército Brasileiro, possui doutorado em Engenharia Elétrica, na área de Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e mestrado em Engenharia Elétrica, na área de Processamento de Sinais, e graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).Participou do planejamento e implementação de segurança cibernética no Exército Brasileiro e de diversas redes metropolitanas de comunicações de dados. Foi Reitor do Instituto Militar de Engenharia, tendo coordenado a implantação de parcerias internacionais com a Academia Militar de West Point (EUA) e o Instituto Paristech (França). É o autor de trabalhos apresentados em congressos e de artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais, tais como o IEEE Signal Processing Letter e o International Journal of Image Systems and Technology.

Sobre a Palestra: Entrevista conduzida por Isadora Hausen, da ASCOM da TELEBRAS, a partir de perguntas de discentes e docentes da UFPA aos diretores Bráulio de Paula Machado e Emílio Carlos Acocella. As respostas permitem entender a missão da TELEBRAS de levar conectividade para os locais mais remotos e de mais difícil acesso do país, assim como a importância das comunicações por satélite nas soluções adotadas com taxas de 10/1, 15/1 e 20/2 Mbps, para downlink e uplink, respectivamente. Em especial, é destacado o uso do satélite brasileiro operando em banda Ka, disponibilizando cobertura em todo território nacional. Os diretores explicaram desde estratégias recentes que ainda estão sendo estudadas como o “WiFi na Praça”, e produtos como os com “phased array” para acesso a satélite a partir de veículos e barcos em movimento, além do longevo projeto GESAC.

Sobre o Autor: Daniela Costa é doutora em Educação e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora nas áreas de comunicação, tecnologias digitais e educação, atualmente coordena a pesquisa TIC Educação, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), centro de pesquisa vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br). TIC Educação é uma pesquisa amostral, nacional, que coleta anualmente dados sobre o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias por alunos e professores nas escolas brasileiras.

Sobre a Palestra: Neste vídeo a pesquisadora Daniela Costa apresenta o CETIC.br, focando no projeto TIC Educação. Inicialmente é abordada a metodologia utilizada em centros urbanos e rurais para investigar o acesso, uso e apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas e particulares brasileiras. Posteriormente são mostrados dados bastante interessantes sobre a evolução do acesso à internet no Brasil, bem como sobre o perfil dos usuários no país. Depois o foco é mudado para os alunos, com resultados sobre o perfil e o meio de acesso à rede. Além disso são discutidas estatísticas sobre o uso da internet em atividades pedagógicas pelos professores, o acesso à internet nas escolas em zonas urbanas e rurais, além da qualidade da conexão. A riqueza dos dados permite entender melhor a realidade no Brasil em termos da relação entre conectividade e educação, além de se conhecer melhor o papel do CETIC.br.

Sobre o Autor: Thiago Novaes é Pesquisador em Telecomunicações. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade College London (UCL) em 2018-2019, com bolsa da Fundação Capes, e foi bolsista de pós-doutorado jr. do CNPq na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2017-2018. Possui doutorado em Antropologia Social (UnB) e Bacharelado em Ciências Políticas (Unicamp). Participou do desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital Interativa, junto ao CPqD de Campinas, em 2004, e foi Coordenador Nacional de Implementação dos Kits Multimídia em Software Livre do Projeto Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura, em 2005. É tradutor e ensaísta, e colabora com diversas instituições e coletivos no Brasil e exterior.

Sobre a Palestra: O cientista político Thiago Novaes apresenta uma abordagem interdisciplinar da disseminação do progresso técnico (os slides estão disponíveis para download e complementam o vídeo). Thiago discute a necessidade de gerarmos um progresso diferenciado, descontruindo o pensamento de que a tecnologia precisa vir apenas dos engenheiros, mas desenvolver pedagogias para que as populações locais se apoderem e gerem tecnologias. A palestra discute a Resolução 680 da Anatel, e iniciativas importantes como a do COOLAB com a Rede Fumaça no Rio de Janeiro. Outros pontos abordados são a TV Digital e a importância da produção de conteúdo local.

Sobre o Autor: Tereza Cristina Carvalho é Professora Associada da Escola Politécnica – Universidade de São Paulo (USP) e professora visitante na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É fundadora e coordenadora do LASSU (Laboratório de Sustentabilidade em TI), laboratório de pesquisa e ensino do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. Fundou e coordena o CEDIR-USP (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática) desde 2009. Trabalha em diversos projetos de pesquisa relacionados a Tecnologias Digitais e Sustentabilidade, com destaque para Amazônia 4.0.

Sobre a Palestra: A profa. Tereza descreve o projeto Amazônia 4.0, o qual inclui o Laboratório Criativo da Amazônia (LCA), discutindo o aproveitamento econômico da biodiversidade por meio da instrumentalização das cadeias produtivas amazônicas com recursos da Indústria 4.0. A apresentação também usa a cadeia produtiva da Castanha do Brasil como caso de uso e aborda a rastreabilidade da castanha com Blockchain.

EXPOSIÇÕES:

Sobre o Autor: Emmanuel Zagury Tourinho é Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Coordena o Grupo de Pesquisa em Análise do Comportamento: Pesquisa Conceitual, Básica e Aplicada. Sua atividade de pesquisa focaliza processos comportamentais culturais, autocontrole, eventos privados e terapia analítico-comportamental. É Bolsista 1B de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente, exerce a função de Reitor da Universidade Federal do Pará (2016-2020). Exerceu as funções de Presidente da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – 07/2017-07/2018), Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (07/2009-02/2016), de Membro (2013-2016) e Coordenador (2014-2016) do Comitê Assessor da Área de Psicologia do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnólogico), de Coordenador da Área de Psicologia na CAPES (triênio 2008-2010), de Representante Adjunto da Área de Psicologia na CAPES (2005-2007), de Presidente do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior COPROPI/ANDIFES (12/2012-11/2013), de Coordenador Regional Norte do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (2011-2012) e membro do Conselho Técnico-Científico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (03/2018-02/2020).

Sobre a Palestra: O reitor eleito da UFPA, Emmanuel Tourinho, saúda os professores organizadores do evento, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE), o Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e os convidados do workshop “Conectividade 5G na Amazônia”, pela organização do evento. Enfatizando a importância da tema abordado pelo evento, e dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo, para a Universidade e para a comunidade amazônica.

Sobre o Autor: Marcelo Sá atua profissionalmente com Sistemas e Tecnologia da Informação desde 1984. Engenheiro Eletricista, Mestre em Computação Aplicada (UFPa). Sócio fundador da Jambu Tecnologia Consultoria e Engenharia Ltda, JambuLabs Software Studio e Presidente da Associação das Empresas Paraenses de Software (ParaTic), líder técnico de projetos de desenvolvimento software, hardware, tecnologias abertas e redes de telecomunicação. Seus principais interesses são Engenharia de Software, métodos ágeis, qualidade de Software CMMI/MPS.Br no contexto da Amazônia.

Sobre a Palestra: Marcelo Sá, Diretor executivo da Jambu Tecnologia, e atualmente presidente da Associação das Empresas Paraenses de Software e TIC (PARATIC), reflete sobre as características das redes 5G, e como elas impactam na realidade da Amazônia. Em especial, são destacadas questões cruciais para a sociedade no momento, como segurança de dados e capitalismo de vigilância, dentre outras. Marcelo sugere uma autocrítica sobre a posição brasileira no cenário tecnológico mundial e reflexões que devem acompanhar o crescimento do 5G para melhor favorecimento da sociedade do Brasil e Amazônia.

Sobre o Autor: Marcel Botelho, atual reitor da Universidade Federal Rural do Pará, é graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1994), possui mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (1996) e Doutorado em Gestão Educacional pela University of Wolverhampton (2008). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Ecofisiologia, Treinamento e Educação Superior, com ênfase em Extensão Rural, Educação Rural e Desenvolvimento Local, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento local, pesquisa-ação e capacitação docente para o ensino superior.

Sobre a Palestra: Neste depoimento, Marcel Botelho, reitor da Universidade Federal Rural do Pará, ressalta a relevância dos investimentos em tecnologia por parte das instituições e do governo. Ademais, ele evidencia a crescente necessidade de conectividade na sociedade, tanto no quesito de ensino remoto no cenário pandêmico atual quanto no de preservação e desenvolvimento da Amazônia.

Sobre o Autor: Rodrigo Quites Reis possui graduação em Ciência da Computação pela UFPA (1994), Mestrado em Ciência da Computação pela UFRGS (1999) e Doutorado em Ciência da Computação pela UFRGS (2003) – com estágio Sanduíche na Fakultät für Informatik da Universität Stuttgart (Alemanha). É consultor nas áreas de Arquitetura de Software, Melhoria de Processos e Gestão da Inovação. É Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA) com vínculo desde 1997 ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Coordena o LABES – Laboratório de Engenharia de Software na UFPA, responsável pela condução de diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão com parceria/financiamento do CNPq, FINEP, FAPESPA, Eletronorte, Serpro, PRODEPA, Microsoft Research, FADESP, Governo do Pará, Museu Goeldi, entre outros. Atuou como Coordenador de Informação e Propecção Tecnológica no Governo do Estado do Pará / Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maio de 2007 a Janeiro de 2015 onde esteve responsável pelo programa Polo de Software do Pará e pelo Observatório Estadual de CT&I. Recebeu em 2011 o 1º lugar no prêmio brasileiro da Qualidade e Produtividade de Software concedido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação pela coordenação do curso de Residência em Arquitetura de Software (envolvendo UFPA, UNAMA e CESUPA). Em 2017, recebeu dois prêmios do Governo do Estado do Pará referentes à coordenação de projetos de software voluntários desenvolvidos na UFPA (Polícia Civil e Secretaria de Estado de Turismo). Atualmente, ocupa o cargo de diretor-presidente da Fundação Guamá, entidade gestora do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – parceria da UFPA e UFRA com o Governo do Estado do Pará – eleito em 24.09.2018 para o período de 2019 a 2021

Sobre a Palestra: Neste depoimento, Rodrigo Quites, atual diretor-presidente da Fundação Guamá, entidade gestora do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, e membro do comitê de organizadores do Workshop Co5GAm, destaca a importância do avanço da implantação da rede 5G da UFPA no contexto da possibilidade de prestação de serviços locais. Além do mais, ele ressalta o trabalho do LASSE e dos outros laboratórios residentes do Parque como prestadores de serviços inovadores e altamente especializados, os quais podem contribuir aos novos modelos de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Sobre o Autor: Fabrício de Paula é um profissional experiente com histórico comprovado de trabalho em gerenciamento de projetos, captação de recursos, políticas públicas, tecnologia da informação e indústria de serviços. Hábil em PMO, criação de ecossistema de inovação de Paula, processo de formulação de políticas públicas e comunicação corporativa. Um empreendedor ativo com foco em inovação, desenvolvimento regional e local.

Sobre a Palestra: Entrevista com Fabrício de Paula, diretor da empresa Amazônia Lab e Órbita Consultorias e Sistemas, sobre os impactos positivos da chegada da rede 5G na Amazônia. Ele enfatiza durante a entrevista os problemas e soluções tecnológicas que podem ser implementadas para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, e a importância das ações do governo e de iniciativas privadas para potencializar a economia da região Amazônica com o uso de tecnologias como 5G, as quais são exigidas pelo setor produtivo, como exemplificado por Fabrício pela indústria do cacau no Pará e exportação de soja.

Sobre o Autor: Cláudio Alex Jorge da Rocha é servidor do IFPA desde maio de 1994. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (1991), especializado em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada, pela Universidade Federal do Pará (2009). Foi diretor de Suporte Computacional pela Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (PRODEPA) e exerceu a função de Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Pará.

Sobre a Palestra: Neste vídeo, o senhor Cláudio Alex Jorge da Rocha, professor e reitor do IFPA, ressalta sobre como a temática do 5G na Amazônia traz um debate que não fica restrito à tecnologia, pode adentrar em assuntos como o de provimento de inovações sociais na Amazônia. O professor também aborda as diversas oportunidades que surgem a partir da discussão do 5G, e como essas oportunidades podem impactar a nossa sociedade.

Sobre o Autor: Mauro O’ de Almeida é Advogado da União desde 2000 e mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele atua como servidor público desde 1986, com passagens pela Câmara Municipal de Belém (PA) como assessor parlamentar, de 1986 a 1997, pelo Ministério Público Federal e como analista processual, de 1997 a 2000. Foi Chefe da Procuradoria Seccional da União em Santarém (PA) em 2003, Procurador-Chefe da União no Pará de 2004 a 2011, Chefe da Consultoria Jurídica do Ministério do Meio Ambiente de 2011 a 2016, e Chefe da Consultoria Jurídica da União no Pará de 2016 a 2018. Atualmente, é Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará, desde janeiro de 2019.

Sobre a Palestra: Neste vídeo, o senhor Mauro Ó de Almeida, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, apresenta sua visão sobre a importância e desafios da conectividade 5G na região amazônica. Ele apresenta os desafios do 5G no contexto do estado do Pará, onde há municípios, muitos com grande extensão, que são afastados uns dos outros, muitas vezes com densas florestas. Explica também mostrando exemplos de aplicações nas quais há grande potencial de inovação nos estados e nas universidades da Amazônia devido às particularidades da região que podem ser benefiadas pela associação com as tecnlogias 5G. O Secretário exorta os pesquisadores a atuarem em áreas importantes à região, como por exemplo, na ciência de dados, processamento de imagens de satélite e sistemas embarcados aplicados ao monitoramento do clima e da agricultura.

Sobre o Autor: Desde 2014, Peter é bolsista da Ashoka e da Fundação Shuttleworth até 2017. Em 2015, ele foi reconhecido pelo MIT Technology Review como Inovador Excepcional com menos de 35 anos, um dos reconhecimentos mais importantes do mundo para jovens inovadores na vanguarda do tecnologia, fornecendo soluções para problemas globais. No mesmo ano, ele foi nomeado um dos 100 Pensadores Líderes Globais da revista Foreign Policy, que reconhece os líderes de opinião mais proeminentes do mundo com base em suas contribuições notáveis ​​durante o ano passado e sua capacidade de traduzir ideias em ações que transformam para o mundo. Em 2017 foi o vencedor do Prêmio Visionaris de Empreendedor Social da UBS.

Sobre a Palestra: Nesta entrevista com Peter Bloom, coordenador regional da empresa Rhizomatica , expõe a visão da empresa Rhizomatica sobre as redes 5G na Amazônia e comunidades sem conectividade. Ele fala sobre os desafios que precisam ser superados na implementação das redes 5G para que as comunidades sem conectividade possam ser inseridas no mapa das telecomunicações, e sobre as necessidade de políticas públicas que possam de fato possibilitar a democratização do acesso as redes de comunicação. Ele expõe o contraste entre a realização do 5G frente a a realidade das comunidades desconectadas, dado que as gerações anteriores (3G e 4G) falharam em alcançá-las e os possíveis efeitos negativos da sua implementação.

TRILHA PESQUISAS E TECNOLOGIAS ASSOCIADAS AO 5G

PALESTRAS:

Sobre o Autor:

Jéferson Campos Nobre é Professor Adjunto do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele é Engenheiro Eletricista, Psicólogo, Mestre e Doutor em Computação (UFRGS). Entre 2011 e 2012, Jéferson realizou doutorado-sanduíche na Cisco Systems nos EUA. Além disso, Jéferson foi pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal do Pará (UFPA) durante 2016. Anteriormente, Jéferson foi professor de graduação e pós-graduação de outras instituições de ensino, como a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atualmente, Jéferson é co-coordenador da Internet Engineering Task Force Latin America (IETF-LAC) Task Force e co-secretário do Network Management Research Group (NMRG) do Internet Research Task Force (IRTF). Além da experiência acadêmica, Jéferson atuou como engenheiro de telecomunicações nas operadoras Claro, TIM e Oi. Seus principais tópicos de interesse incluem Computação Autonômica e Abordagens Distribuídas aplicadas ao Gerenciamento e Segurança de Redes, Mecanismos de Medição de Rede e Gerenciamento e Segurança em Redes com Restrições de Recursos.

Sobre a Palestra: O Prof. Jéferson Nobre, da UFRGS, que atua no IETF-LAC, IRTF, e Internet Society (ISOC), descreve os conceitos de 5G enfatizando seus impactos na arquitetura da Internet, e as oportunidades para interessados atuarem neste contexto. As atuações da IETF, IRTF, ISOC e do 3GPP são descritas. Por exemplo, é explicado como IETF e ISOC atuam de forma colaborativa. Aspectos importantes para os interessados em redes de computadores, como os RFC do IETF, são descritos de forma didática. São explicadas diversas tecnologias relacionadas à rede 5G, como fatiamento (“slicing”), autenticação e redes determinísticas. Diversas informações interessantes motivam a participam na ISOC.

Sobre o Autor: Luciano Mendes é, desde 2001, professor do Instituto Nacional de Telecomunicações, onde atua no ensino de graduação e pós-graduação, além de ter ocupado os cargos de gerente técnico do Laboratório de Desenvolvimento de Hardware e Coordenador do Curso de Mestrado de Telecomunicações. Hoje ele coordena as atividades de pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), sendo o responsável pelas pesquisas em 5G neste projeto. Além disso, ele coordena a Comissão de Pesquisa e Casos de Uso do Projeto 5G Brasil, hospedado pela Telebrasil.

Sobre a Palestra: Neste vídeo o professor Luciano Mendes apresenta a perspectiva e pioneirismo do Inatel sobre o 5G em áreas remotas. Inicialmente é exibido um histórico contextualizado sobre a evolução das redes móveis, descrevendo os principais avanços. Além disso, são abordadas motivações para o desenvolvimento da rede 5G, discorrendo sobre os seus cenários de operação mais tradicionais (eMBB, mMTC e URLL) e aplicações. Posteriormente é discutida a questão do 5G em áreas rurais e remotas, com explanação detalhada acerca dos projetos LTE-in-Box e 5G-Range.

Sobre o Autor: Edmar Gurjão é Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), PB, atualmente é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG. Tem trabalhado com aplicações de Processamento de Sinais em Telecomunicações, especialmente em Rádio Definido por Software, e Amostragem Compressiva (Compressed Sensing). Tem realizado trabalhos de consultoria nos quais aplica seus conhecimentos em Processamento de Sinais, Telecomunicações e Inteligência Artificial.

Sobre a Palestra: O Prof. Edmar descreve o Núcleo Virtus da UFCG, e algumas ações do laboratório 5G implantado na UFCG com apoio da TIM. Dentre as atividades em 5G o professor destaca a computação em borda e testes como avaliação de desempenho em 5G. Um dos projetos descritos é em telemedicina com arquitetura orientada a serviços e incorporando inteligência artificial para auxiliar o diagnóstico remoto do Covid-19.

Sobre o Autor: Kleber Vieira Cardoso é professor associado no Instituto de Informática – Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atua como professor e pesquisador desde 2009.  Professor Kleber tem participado de projetos de pesquisa internacionais (incluindo dois projetos da chamada conjunta BR-EU) e coordenado vários projetos de pesquisa e desenvolvimento com financiamento nacional. Sua pesquisa tem se focado nos seguintes temas: Redes Sem Fio, Redes Definidas por Software, virtualização, alocação de recursos e avaliação de desempenho.

Sobre a Palestra: O Prof. Kleber Vieira Cardoso (UFG) descreve de forma didática as funcionalidades de um núcleo 5G, como AMF e UPF. Ele também apresenta em primeira mão o projeto “my5G”, que ainda não está publicado, mas é um projeto open-sorce em desenvolvimento pelo prof. Kleber e colaboradores, o qual está posicionado para facilitar as pesquisas e desenvolvimentos usando 5G, mais especificamente, o núcleo da rede 5G.

Sobre o Autor: Cristiano Bonato Both é professor do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil. Ele é pesquisador de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Cristiano tem experiência na coordenação de vários projetos de pesquisa financiados pelo H2020 EU-Brasil, CNPq, FAPERGS e RNP. Suas pesquisas são voltadas para redes sem fio, tecnologias móveis (RAN e 5GC), tecnologias de softwarização e virtualização para redes de telecomunicação e soluções baseadas em SDN para Redes de Baixa Potência e Longas Distâncias.

Sobre a Palestra: Nesta palestra, o professor Cristiano Bonato Both descreve a evolução da tecnologia 5G em relação às outras gerações, enfatizando o núcleo (“core”) da rede, e ressalta a grande expectativa do mercado para a sua insurgência, expondo a discussão sobre desvinculações graduais entre o core e o hardware. São apresentadas explicações didáticas sobre como o EPC, núcleo da rede 4G, relaciona-se com o 5GC, que é núcleo da rede 5G. Ademais, ele discorre acerca das razões de hoje podermos usar softwares para investigar redes celulares na prática, apresenta demonstração usada no tutorial apresentado no congresso NetSoft e cujos experimentos são descritos em https://github.com/LABORA-INF-UFG/NetSoft2020-Tutorial4

Sobre o Autor: F. Rodrigo Porto Cavalcanti é Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (1999). É professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2002 e atualmente ocupa os cargos de Professor Titular e Vice-Reitor de Pesquisa e Estudos de Pós-Graduação. Ele é certificado em Liderança e Gestão pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e como Project Management Professional pelo PMI (Project Management Institute). Fundou e dirige o GTEL – Wireless Telecommunications Grupo de Pesquisa da UFC, liderando cerca de 40 pesquisadores. O Prof. Cavalcanti coordenou aproximadamente 30 projetos em parceria com empresas, na sua maioria financiados pela ERICSSON. Em 2017 ele foi pesquisador visitante na sede mundial da ERICSSON em Estocolmo, Suécia. Os seus interesses de pesquisa cobrem todas as camadas de comunicações sem fio, com ênfase atual na aplicações de Machine Learning para implantação de sistemas 5G. Sob sua liderança, o GTEL fez parte de dois consórcios H2020: 5G-RANGE e FOOTBALL. O Prof. Rodrigo é listado como inventor em 12 patentes concedidas pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos. Ele fez vários apresentações sobre sistemas 3G-4G-5G em eventos acadêmicos, regulatórios e governamentais, como, entre as mais recentes, na 5G-Summit, no Fórum de Comunicações dos Países de Língua Portuguesa, e na Embaixada da Suécia no Brasil.

Sobre a Palestra: Neste vídeo o professor Rodrigo Cavalcanti (UFC) apresenta as relevantes contribuições da Universidade Federal do Ceará para a tecnologia 5G, trazendo ao público um exemplo de como uma universidade pode participar do processo da evolução das redes móveis. Primeiramente, o professor destaca como a UFC está inserida no cenário mundial da telefonia celular de última geração e da banda larga móvel através do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL). Em seguida, apresenta considerações gerais de como a universidade pode assumir papel de protagonista de novas tecnologias de comunicação. Por fim, traz detalhes de projetos interessantes e contribuições do GTEL/UFC para a tecnologia 5G.

Sobre o Autor: Rafael Timóteo de Sousa Júnior é Bacharel em Engenharia Elétrica pela UFPB e Doutor em Telecomunicações e Processamento de Sinais, da Universidade de Rennes 1. Desde 1996, é Professor Associado de Engenharia de Redes de Comunicação do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, Brasil, onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica (PPEE) e supervisiona o Laboratório de Tecnologias de Decisão (LATITUDE). Membro Sênior do IEEE, é líder do Capítulo IEEE VTS Centro-Norte Brasil (Agraciado com o título de Capítulo do Ano 2019 pela IEEE VTS) e líder do Grupo de Estudos em Blockchain do IEEE Centro-Norte Brasil. Sua experiência profissional inclui projetos de pesquisa com Dell Computers, HP, IBM, Cisco e Siemens, além de projetos de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia. Desenvolve pesquisas em segurança cibernética, de informações e de rede, serviços de dados distribuídos e aprendizado de máquina para detecção de invasões e fraudes, bem como processamento de sinais, coleta de energia e segurança na camada física.

Sobre a Palestra: Neste vídeo o prof. Rafael Timóteo de Sousa Júnior junto com o mestrando Bruno Justino Garcia Praciano do Capítulo Centro-Norte Brasil da Sociedade de Tecnologias Veiculares do IEEE, discutem alguns projetos do capítulo que tem relação com as tecnologias de telefonia 5G e 6G. Inicialmente são apresentadas ações do capítulo que culminaram com prêmio da IEEE VTS e, então, discutidos três projetos, seguido de uma discussão de como os mesmos relacionam-se com as tecnologias 5G e 6G.

Sobre os Autores:

Christian Esteve Rothenberg é professor Doutor na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e líder do grupo de pesquisa INTRIG (Information & Networking Technologies Research & Innovation Group). Possui graduação em Ingeniero Superior de Telecomunicación pela Universidad Politécnicade Madrid (2004), mestrado em Dipl. Ing. Elektrotechnik pela Darmstadt University of Technology (2006) e doutorado em Engenharia Elétrica e Computação pela Unicamp (2010). De 2010 a 2013 trabalhou como pesquisador sênior da Fundação CPqD, atuando em projetos de P&D na área de plataformas IP da Diretoria de Redes Convergentes (DRC). Possui mais de 150 publicações em revistas e conferências e 2 patentes internacionais.

Raphael Vicente Rosa é pesquisador de pós-doutorado na Universidadede Campinas, supervisionado pelo prof. Christian Esteve Rothenberg. Raphael desenvolve pesquisas em blockchain, redes de telecomunicações 4G/5G, automação de desempenho de funções de rede virtualizadas (BMWG/IETF), e controle e gerenciamento inteligente de redes utilizando os paradigmas de SDN e NFV. Atuou por 2 anos como pesquisador visitante na Ericsson Hungary, participando dos projetos FP7-Unify e H2020-5GEx, além do programa interno 5G Realization. Seus principais interesses estão relacionados ao desenvolvimento de modelos sustentáveis de governança da Internet com tecnologias no estado da arte em redes de comunicação e sistemas distribuídos.

Sobre a Palestra: O professor Christian e o Dr. Raphael apresentam seu projeto sobre redes LTE comunitárias no Brasil. A partir de revisão da literatura, dos projetos e tecnologias relacionadas às redes comunitárias, no Brasil e no mundo, os apresentadores contextualizam o projeto e apresentam diversas informações importantes. Por exemplo, é enfatizado o projeto CoLTE, executado na África pela Univ. de Washington (EUA), além de tecnologias como o “extended Berkeley Packet Filter” (eBPF) aplicadas a redes comunitárias. Aspectos como governança e legislação também são enfatizados.

Sobre o Autor: Mauricio Kobayashi é Executivo de Contas na Keysight Technologies atuando no mercado de Teste e Medição há mais de 20 anos. Desde 2018, é responsável pelo desenvolvimento de negócios 5G na Keysight Brasil, ajudando Institutos de Pesquisa, Universidades, Operadoras de Telefonia, Laboratórios e Fabricantes de chipset/celulares a endereçar suas soluções 5G num mercado extremamente dinâmico e competitivo. Engenheiros de RF e de Protocolos tem trazido seus desafios de testes em 5G DSS, NSA, SA, FDD, TDD, PWS e NTN à Keysight, para poder entregar uma experiência superior aos seus usuários 5G.

Sobre a Palestra: Neste vídeo o engenheiro Maurício Kobayashi apresenta a evolução das tecnologias de redes celulares, onde estamos hoje e futuras aplicações, incluindo discussão sobre o ecossistema da telefonia móvel. É feita interessante demonstração da empresa MediaTek do funcionamento de 5G atingindo taxa de 3,2 Gbps, testada com equipamento Keysight. As especificações das tecnologias de quarta geração são comparadas às do 5G. São também apresentadas as tecnologias de “Dynamic Spectrum Sharing” (DSS), atualmente usado pelas operadoras para habilitar 5G em espectro usado pela rede 4G, e redes não-terrestres (“Non Terrestrial Networks”, ou NTN), que utiliza satélites de baixa órbita para, por exemplo, prover conectividade para comunidades afastadas. Por fim, é apresentado o portfólio da Keysight, com produtos como o UXM5G.

Sobre o Autor: Djamel Sadok é professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco desde 1993. Ele lidera o grupo de pesquisa em redes e telecomunicações (GPRT) aonde desenvolve pesquisas em tecnologias como computação em nuvem, protocolos de comunicação e middleware com aplicação em Industry 4.0, IoT e gerenciamento e eficiência de energia. O grupo é formado por professores e alunos tem parcerias com a indústria a nível nacional e internacional, patentes e publicações científicas. No contexto 5G, o grupo pesquisa dois problemas: 1) manutenção de estação rádio-base usando robôs autônomos e 2) alocação de cadeias de funções de serviço (Service Function Chains) garantindo alta disponibilidade.

Sobre a Palestra: A apresentação do Professor Djamel (UFPE) inicialmente descreve a tecnologia 5G e suas principais características, além de contextualizar o cenário mundial e os desafios para alcançar a ampla implementação do 5G nos países. Em especial, a apresentação foca na explicação dos principais conceitos de arquitetura utilizadas em 5G, tal como as tendências dessa nova tecnologia para softwarização, e várias técnicas importantes: “beamforming”, “network slicing”, orquestração de funções de rede, SDN e MIMO.

Sobre o Autor: Richard Demo Souza possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), com estágio sanduíche na University of Delaware (2003). Desde 2017, ele é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando nas áreas de comunicações sem fio e processamento de sinais.

 Sobre a Palestra: O professor Richard Demo Souza (UFSC) discorre acerca do conceito da Internet das Coisas (IoT) e dos principais desafios que esta forma de conectividade possui atualmente. Nesse contexto, as redes com protocolo e arquitetura do tipo LoRaWan tornam-se o foco principal da apresentação a partir da exploração de suas características principais, dos tipos de dispositivos e dos principais parâmetros que configuram as mesmas. Posteriormente, o professor expõe em detalhes alguns trabalhos realizados que procuram melhor parâmetros vitais de uma rede LoRaWan, como colisão durante transmissão de dados e garantia da conexão dos dispositivos com a rede.

Sobre o Autor: Waslon Terllizzie Araújo Lopes recebeu o título de Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande em 2003. Fez pós-doutorado na Universidade de Toronto (UofT), Canadá, entre novembro de 2018 e outubro de 2019. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba. Suas atividades de pesquisa concentram-se em comunicações móveis celulares, teoria das comunicações, quantização vetorial robusta e processamento digital de sinais, áreas em que tem mais de duas centenas de trabalhos publicados em congressos, revistas e livros, nacionais e internacionais. O Prof. Waslon Lopes é membro da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) desde 1997 e Senior Member do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE).

 Sobre a Palestra: Nesta apresentação o professor Waslon Lopes (UFPB) aborda a Telefonia Móvel de Quinta Geração (5G). Inicialmente, traz definições básicas e dados atuais sobre a telefonia móvel. Em seguida, apresenta detalhes sobre definições importantes como, Acesso Múltiplo e Handoff. O professor Waslon também durante o vídeo um breve resumo sobre as evoluções da telefonia móvel, apresenta do 1G até o 4G. Além do resumo, o professor traz as oportunidades que apareceram nos sistemas de telecomunicação (e o período delas), assim, chegando no enfoque principal: 5G. Sobre o 5G, o Professor Waslon apresenta de forma didática oito requisitos principais, detalhes sobre o espectro e rádio cognitivo, redes cognitivas, sensoriamento espectral, transmissão cooperativa, códigos polares e linhas de pesquisas sobre o assunto.

Sobre o Autor: Daniel Moraes é engenheiro industrial elétrico formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, também possui graduação em Administração pela Universidade da Região de Joinville e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela PUC, do Paraná. Possui 20 anos de experiência em inovação, tecnologia e ecossistema de startups, desenvolvida nos segmentos da indústria de cimento, alumínio, eletro-eletrônico, mineração e setor elétrico.

 Sobre a Palestra: Neste vídeo, Daniel Moraes, que é responsável pela área de transformação digital e TI das unidades de bauxita e alumina da Hydro no estado do Pará, apresenta as experiências e desafios da transformação digital dessa unidade da Hydro. Inicialmente é feita descrição da empresa através de um vídeo bastante informativo. Após, a palestra passa a abordar vários aspectos da Transformação Digital. O objetivo dela é contribuir com a formação dos alunos e auxiliar no crescimento do ecossistema digital no estado do Pará.

EXPOSIÇÕES:

Sobre os Autores:

Neiva Linder é doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e atualmente é a Líder de Pesquisa da equipe de Gerenciamento e Automação de Redes da Research Area Networks, Ericsson Research, na Suécia. Ela possui interesse em pesquisa sobre operações baseadas em IA aplicadas à automação de redes móveis e garantia de serviço. Neiva ingressou na Ericsson em 2011 e já trabalhou em diversas áreas de tecnologia aplicada a arquiteturas de rede backhaul fixa e móvel, soluções de transporte para 4G/5G, incluindo Cloud RAN, SDN, NFV, network slicing, etc. Ela tem mais de 10 anos de experiência em telecomunicações. Anteriormente à Ericsson, Neiva atuou na área de processamento de sinais para comunicações e fez pós-doutorado no EIT – LTH Faculty of Engineering, Lund University, Suécia.

Maria Valéria Marquezine possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), pós-doutorado pela Lawrence Berkeley National Laboratory (1997) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Líder de Projetos da Ericsson Telecomunicações S A. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Comunicações Ópticas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Heteroestruturas Semicondutoras, Poços quânticos finos, Rugosidades em interfaces, Dinâmica de excitons, Propriedades ópticas de semicondutores

André Cavalcante recebeu os graus de Engenheiro, Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2001, 2003 e 2007, respectivamente, todos em Engenharia Elétrica. Foi pesquisador membro do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA – UFPA) de 1997 a 2006, onde esteve engajado em diversos projetos na área de telecomunicações. No período de 2004 a 2005 foi professor substituto do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da UFPA. Em 2006, foi pesquisador do Instituto de Engenharia de Sistemas e de Computadores do Porto (INESC/Porto – Portugal). Entre 2008 e início de 2016, foi professor titular da Universidade Paulista (UNIP-Manaus), tendo coordenado os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação no período de Ago/2010 a Ago/2011. De 2007 a início de 2016, foi também colaborador do Instituo Nokia de Tecnologia (INdT) em diversos projetos de P&D. Atualmente é pesquisador sênior na Ericsson Telecomunicações SA. Seus principais tópicos de pesquisa são: comunicações móveis, simulação de sistemas, traçado de raios, rádio-propagação, computação paralela e técnicas de otimização.

Igor Almeida possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Pará (2010) e grau de Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2013). Tem experiência em simulação e implementação de Sistemas de Telecomunicações e Sistemas Embarcados. Atualmente busca o grau de doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará, e é Experienced Researcher no Ericsson Innovation Center, Indaiatuba-SP, atuando em 5G e redes de transporte.

Mateus A. S. Santos possui mestrado em Ciência da Computação (2009) e doutorado em Engenharia Elétrica (2014) pela Universidade de São Paulo, com estágio sanduíche na Universidade da California em Santa Cruz. Também possui estágio de pós-doutorado na Universidade de Campinas (2015). Entre 2015 e abril de 2020 participou ou liderou projetos de gerenciamento e automação de redes no departamento global de pesquisa da Ericsson com sede no Brasil, ou Ericsson Research. Atualmente é gerente de pesquisa no mesmo departamento.

Silvia Lins é pesquisadora na Ericsson Research Brasil desde 2018. Atualmente investiga técnicas de aprendizado de máquina para diferentes aplicações em redes de telecomunicações e em cenários de redes 5G. Também trabalhou com redes centradas em informação (ICN) e redes móveis LTE/4G. Graduou-se em Engenharia da Computação em 2011 e possui mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará, onde também cursa doutorado com ênfase em telecomunicações.

Sobre a Palestra: Nesse vídeo, são abordadas as contribuições da Ericsson para o desenvolvimento do 5G e também a sua parceria de mais de 15 anos com a UFPA. Neiva Linder, Líder de Pesquisa na Ericsson, relata sobre a importância da conexão Ericsson-UFPA do ponto de vista de aluna egressa da UFPA, além de abordar sobre o atual trabalho da Ericsson com a UFPA em relação ao 5G. Maria Marquezine, Pesquisadora na Ericsson e Coordenadora de Projetos de Pesquisa em parceiria das Universidades, conta como a parceria Ericsson e UFPA iniciou e detalhes dessa cooperação. André Cavalcante e Igor Almeida, Pesquisadores na Ericsson, relatam sobre a relação entre Ericsson e UFPA e como foram beneficiados por terem participado de projetos originados dessa parceria durante os seus períodos na UFPA. Mateus Santos, Gerente de Pesquisa na Ericsson, fala sobre o papel da Ericsson em termos de tecnologia de conectividade para a sociedade, e como isso se conecta diretamente com a conexão Ericsson-UFPA. Silvia Lins, Pesquisadora na Ericsson, aborda a importância do 5G e como a Ericsson e a UFPA trabalham intensamente nesse tema, e também relata sobre como foi contemplada por uma aluna egressa da UFPA que teve oportunidade de participar dos projetos oriundos da parceria entre Ericsson e UFPA.

Sobre o Autor: Aldebaro Klautau Jr concluiu o doutorado na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) em 2003, e atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém do Pará, no norte do Brasil, onde também atua como Ponto Focal do ITU-T e coordenador do LASSE. Ele é membro sênior do IEEE, sócio da SBrT, pesquisador do CNPq e da Rede INESC Brasil. Seu trabalho tem foco em machine learning e processamento de sinais para telecomunicações e sistemas embarcados.

Sobre a Palestra: Aldebaro apresenta brevemente as duas trilhas que compõem o Workshop Co5GAm. A primeira aborda de forma ampla a conectividade no Brasil e Amazônia, enfatizando aspectos relacionados à educação e meio-ambiente. A segunda trilha é primordialmente técnica, e descreve em profundidade o 5G e algumas outras tecnologias (como LoRaWAN). A apresentação também discorre sobre o projeto CELCOM de telefonia celular comunitária, e a rede PA5Ge. Esta rede abrange o campus da UFPA em Belém e incorpora tecnologias 5G em seu núcleo (“core”).