Segunda/Monday - Sexta/Friday (8:00/8:00AM – 18:00/6:00PM)
+55 91 3201-7181
lasse@ufpa.br

Nossas Pesquisas

Projetos em andamento

O objetivo geral do projeto PETi é proporcionar aos alunos de engenharia a aplicação de conhecimento técnico através de ações inclusivas entre os alunos, a fim de beneficiar a sociedade com atividades de ensino, pesquisa e extensão na UFPA.

PETi

Projeto CELCOM

O projeto CELCOM  (Telefonia Celular Comunitária) é um projeto de pesquisa com forte impacto social e tem como objetivo principal fornecer conectividade de voz e dados à comunidades rurais isoladas da Amazônia. Devido seu impacto e potencial de transformação, o projeto CELCOM já recebeu prêmios e manifestações de apoio a nível nacional e internacional.

O Sistema de Rastreamento de Satélite busca desenvolver duas linhas de produtos voltados para rastreio de satélites e trabalha com pesquisa sobre rastreio utilizando técnicas de mono-pulso, além de pesquisa de posicionamento do sol para aplicações em energia solar.

Sistema de Rastreamento de Satélite

Conectividade 5G em Aplicações Coordenadas com Inteligência de Máquina

Este projeto combina técnicas de aprendizado de máquina em drones para estabelecer uma plataforma de desenvolvimento para soluções de 5G que exijam coordenação e conectividade.

Projetos Finalizados

Sistema Integrado Para Avaliação Continuada da Segurança do Sistema de Aterramento em Subestações Energizadas Sujeitas a Descargas Atmosféricas

Neste projeto foram desenvolvidos protótipos de um equipamento de aquisição de dados, baseado em microcontrolador, com a finalidade de diagnosticar as condições de degradação de malhas de aterramento de subestações energizadas. O sistema desenvolvido é portátil com hardware e software embarcados. Ele captura dados de tensão e corrente presentes em um sistema de aterramento, em frequência industrial. Uma rede de sensores sem fio foi construída, sendo que as informações capturadas pelos sistemas de aquisição de dados são transmitidas para uma entidade remota utilizando-se as tecnologias IEEE802.15.4/ZigBee. Todo o sistema permite a avaliação contínua e remota de sistema de aterramento.